A carregar
Corte e Costura

Corte e Costura

Borboletas de Papel
Borboletas de Papel

Pequeno explorador,

Alguma vez te contaram a história de vida das borboletas? É uma história muito curiosa e bem diferente do que imaginas, aposto!

Pois bem, as borboletas começam a vida como lagartas. É verdade, como lagartas que passam os dias a comer! Quando estão prontas, envolvem-se num casulo feito de fios de seda e entram num longo sono.

Durante esse tempo, dentro do casulo, as lagartas transformam-se em borboletas, como que por magia! Entretanto, chega a primavera, com o sol a brilhar e os campos cheios de flores, e as lagartas despertam!

Lindas borboletas saem dos casulos prontas para voar, colorir os céus e ajudar as plantas, espalhando o pólen de flor em flor!

Incrível, não achas? Por serem tão importantes para a natureza e estarem entre as primeiras a surgir na primavera, este mês, no nosso “Corte e Costura”, vamos ensinar-te a fazer borboletas de papel!

 

 

Vais precisar de:

  • 1 caixa de marcadores
  • Papel absorvente de cozinha
  • 1 tesoura
  • 1 copo com base larga
  • 1 borrifador ou colher pequena
  • Arames felpudos

 

 

Passo 1

Coloca a base do copo numa folha de papel absorvente de cozinha e desenha círculos. Vais precisar de dois círculos para cada borboleta. Depois de desenhados, corta os círculos com a tesoura.

 

Passo 2

Com os marcadores, pinta formas variadas nos círculos. Utiliza diferentes cores e desenhos para resultados diferentes! Para a atividade funcionar, é importante que os marcadores tenham bastante pigmentação!

 

 

Passo 3

Com o borrifador ou a colher pequena, humedece o papel no lado pintado até estar completamente molhado. Adiciona a água aos poucos, se o papel ficar muito molhado as cores poderão dissolver-se demasiado! Coloca os círculos a secar num local quente ou de um dia para o outro.

 

 

Passo 4

Depois de estarem completamente secos, dobra-os em leque.

 

Passo 5

Se cortares dois círculos, ficarão com duas tiras dobradas. Coloca uma tira em cima da outra.

 

 

Passo 6

Depois, enrola o arame felpudo à volta do centro das tiras, de modo a que forme um V.

 

 

Passo 7

Apara e enrola as pontas do arame para fazeres as antenas da borboleta. Para dar forma às asas, abre as tiras dobradas em várias direções e estão prontas! Agora já podes brincar com elas ou decorares o teu quarto.

 

Espero que te tenhas divertido! Até à próxima.