Há muitos, muitos anos atrás, antes da Páscoa existir como a conhecemos hoje, os ovos já eram um símbolo de vida, alegria e fartura. Quando chegava a primavera, as pessoas pintavam ovos para festejar o fim do inverno e a chegada do bom tempo.
Mais tarde, os ovos começaram a ser usados como um símbolo de esperança e recomeço, associados à história da Páscoa. Mas como se tornaram doces?
A culpa foi de uns pasteleiros franceses que tiveram uma ideia deliciosa: esvaziar os ovos de galinha e enchê-los com chocolate, pintando-os, depois, por fora. Foi assim que nasceram os primeiros ovos de chocolate! Com o tempo, começaram a fazer ovos totalmente de chocolate, como os que temos hoje em dia.
Agora que já conheces a história dos ovos da Páscoa, que tal criares os teus? Usa a tua imaginação e diverte-te!
Vais precisar de:
- 1 caixa de marcadores
- 1 tubo de cola
- 1 tesoura
- 1 lápis de carvão
- Molas da roupa de madeira
- Folhas de papel branco A4
Passo 1
Começa por desenhar, com o lápis de carvão, os moldes dos ovos da Páscoa, das cabeças de coelho e de pintainho, como os que vês na nossa imagem. Com a tua tesoura, recorta cada um deles.
Passo 2 e 3
Com os marcadores, pinta os ovos, os coelhos e os pintainhos. Dá largas à tua imaginação, quanto mais coloridos, melhor! Depois, utiliza novamente a tesoura para recortares melhor os moldes.
Passo 4 e 5
Em seguida, desenha uma linha em ziguezague na parte de trás de cada ovo. Corta os ovos em duas metades, seguindo o ziguezague que desenhaste.
Passo 6
Cola cada metade do ovo em cada uma das extremidades da mola. Certifica-te de que a metade de cima do ovo é colada na metade superior da mola e que a metade de baixo do ovo é colada na parte de baixo da mola. Caso contrário, não será possível abrir e fechar a mola normalmente.
Passo 7
Para tornar o ovo ainda mais divertido, podes colar um pequeno pintainho ou uma cabeça de coelho na parte de trás da metade de baixo do ovo. E pronto, acabaste de criar os teus primeiros ovos com molas da roupa! Foi divertido?
Fica atento às nossas próximas atividades. Até lá, boa Páscoa!