Uhm?! Ah, olá, meu caro explorador, não reparei que estavas por aqui! Não estava à espera de visitas. Acabei mesmo agora de voltar de um evento sobre a floresta. Que pena não teres aparecido antes! Fico sempre contente que queiras passar algum tempo aqui com o tio Tomé!
No evento falou-se sobre a importância da floresta na luta contra as alterações climáticas. Não sejas traquina, não é uma luta a sério, é só uma forma de dizer! Tu, por acaso, sabias que as árvores das nossas florestas, para além de produzirem o oxigénio que respiramos, conseguem prender o dióxido de carbono? Sim, prender, como se as elas fossem polícias e o dióxido de carbono fosse um vilão. Sabes, é que o dióxido de carbono existe na nossa atmosfera e é importante que assim seja, mas se lá estiver em grandes quantidades faz mal ao nosso planeta, e estes nossos polícias de farda verde ajudam-nos a reduzir essa quantidade.
Mas, sabes, as árvores não são só agentes da lei. Elas também nos dão materiais renováveis e recicláveis. Vê o exemplo da madeira, do papel ou da cortiça que são boas alternativas ao consumo de produtos que têm origem em materiais que não são amigos do ambiente!
Eu sei, as árvores fazem um trabalho e peras!
Ah, e como se não fosse suficiente, ainda protegem o solo e a água, permitindo que todos os bichinhos tenham lugares saudáveis para viver. Elas próprias são a casa de muitos deles!
Eu podia ficar o dia toooooodo a falar da ajuda que as árvores dão ao nosso planeta. Podia falar de como controlam a temperatura, que é muito importante para a sobrevivência de várias espécies ou podia falar do seu papel no ciclo da água. A lista é interminável, mas aqui o tio Tomé vai guardar estes temas para a tua próxima visita. Espero que regresses em breve para voltarmos a falar, amiguinho!