A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

O texugo

Olá amigo da floresta,

Agora que a primavera está aí, não há nada que deixe o guarda Florestal Gustavo mais contente do que procurar as espécies da floresta, como o Texugo.

LER MAIS
A vida selvagem na floresta

Olá amigo da floresta!

 

Começamos o mês de março com um artigo dedicado ao Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado todos os anos no dia 3 de março. Esta data lembra-nos como é importante preservar as espécies selvagens, muitas delas a viverem nas florestas – onde podemos encontrar mais de 80% da biodiversidade terrestre.

LER MAIS
Cegonha-branca

Olá amigo da floresta,

 

Sendo um apaixonado pela natureza, o jornalista Joca faz questão de nos maravilhar com histórias de espécies que podem ser observadas um pouco por todo o país.

 

LER MAIS
Curiosidades sobre o Carnaval

Olá amiguinho!

 

No Dá a Mão à Floresta adoramos o Carnaval e por isso lembrámo-nos de partilhar contigo algumas curiosidades sobre a festividade mais animada do ano.

 

LER MAIS
O que são florestas plantadas?

Olá amigo da floresta!

Acreditamos que gostes tanto da floresta como nós, por isso irás ter oportunidade de saber algumas curiosidades sobre a existência das florestas plantadas ou também chamadas florestas de produção.

 

LER MAIS
Passatempo “É Carnaval na Floresta!”

Olá, amigo da floresta!

Chegámos finalmente ao Carnaval, um dos acontecimentos mais divertidos do ano. E por aí, já sabes que máscara vais usar?

 

LER MAIS
Árvore Portuguesa do Ano 2024

Olá amigo da floresta!

Alguma vez ouviste falar da Árvore Portuguesa do Ano? Pois bem, trata-se de um concurso que existe desde 2018 para premiar as árvores com as histórias mais interessantes e este ano a grande vencedora foi a camélia-japoneira com 3.900 votos.

LER MAIS
Amendoeira

Olá amigo da floresta.

Como sabes, o jornalista Joca anda sempre à procura de uma boa história e desta vez lembrou-se de vos falar sobre a amendoeira, cujo nome científico é Prunus dulcis.

LER MAIS
Passatempo “Adeus 2023, olá 2024!”

Olá, amigo da floresta!

Nada como começar um novo ano com mais um passatempo Dá a Mão à Floresta, não achas? Prepara-te, pois desta vez o convite é para dizeres adeus ao ano que passou e dares as boas-vindas a 2024. Vamos a isso!

LER MAIS
A árvore mais antiga de Portugal

Olá amigo da floresta,

Hoje trazemos-te uma história bem antiga... e achamos que vais gostar!

Talvez ainda não saibas, mas as árvores têm de crescer durante muitos anos, por vezes até séculos, para serem consideradas monumentais – uma atribuição dada quando uma árvore é muito antiga, rara ou até desenvolver uma forma diferente.

LER MAIS