Toca das Curiosidades
Com o mês de novembro a chegar ao final, chega também o Dia da Floresta autóctone, uma data muito especial para todos nós que relembra a importância das espécies que crescem naturalmente nas florestas portuguesas. Se queres saber mais sobre este dia, continua a ler este artigo que a professora Patrícia preparou para ti.
Olá, amiguinho! Estás pronto para uma aventura cheia de criatividade e diversão? É hora de celebrar esta época do ano de forma muito especial.
O que precisas de fazer para participares?
Cria o teu próprio cartuxo de castanhas com uma folha de papel ou uma cartolina e personaliza-o com desenhos ou colagens. No fim adiciona uma quadra alusiva ao outono.
A bolota é o fruto de árvores que pertencem à família dos carvalhos, tais como o sobreiro e a azinheira. Só por curiosidade, a bolota da azinheira é reconhecida pelo seu sabor, que é bastante mais doce do que a bolota do sobreiro ou do carvalho-cerquinho (Quercus faginea), por exemplo.
Olá, explorador! Hoje vamos falar de uns amigos muito especiais, uns viajantes que temos a sorte de receber em Portugal durante o inverno. Sabias que nesta altura recebemos uns convidados para além de especiais? É verdade! São os nossos amigos emplumados, as aves migratórias que viajam de lugares distantes para aproveitar o nosso clima mais ameno.
Olá, explorador!
Quem diria que algumas das especiarias que são usadas para cozinhar crescem nas árvores? É verdade, estamos a falar do louro, da noz-moscada, do cravinho e da canela, cujos sabores podem ser obtidos a partir de diferentes partes das árvores, tais como as sementes, as folhas, as flores e até a casca. Acompanha a cientista Cíntia ao longo deste artigo e vem daí explorar outras curiosidades muito engraçadas.
Olá, amigo da floresta!
Por esta altura, já deves ter reparado que as folhas das árvores começaram a ganhar novos tons de amarelos, castanhos e avermelhados. Inspira-te na paleta de cores das árvores da tua rua e participa no passatempo de outubro.
Este artigo do jornalista Joca é dedicado à vida das libélulas, uma espécie que nos deixa sempre curiosos pelas cores incríveis das asas, e não só!
Como sabes, com o início do outono, chegam as temperaturas amenas e as primeiras chuvas. Enquanto alguns animais aproveitam para viajar até lugares mais quentes, algumas libélulas preferem ir à procura de locais para se reproduzir.
Sabias que hoje é o Dia Mundial do Animal? Esta data relembra-nos da importância de proteger os animais. Sejam os que habitam nas florestas, nos oceanos e até mesmo nas nossas casas.
Se ainda não ouviste falar do Dia Mundial do Habitat, então fica a saber que todos os anos costuma ser celebrado um pouco por todo o mundo na primeira segunda-feira de outubro.
Criado pelas Nações Unidas, foi em 1986 que se comemorou pela primeira vez no Quénia, com muitas iniciativas por toda a cidade de Nairobi. Já em 2023 vai acontecer no Azerbaijão, que fica a mais de 5.000 km de Portugal. É mesmo muito longe daqui!
Quando pensas em outono, quais as cores que associas à estação? Deixa-nos adivinhar: laranjas, amarelos e até vermelhos, verdade? É natural que assim seja, porque deixamos para trás as cores mais vivas do verão e a natureza entra numa nova fase, com as folhas verdes das árvores de folha caduca (aquelas que caem nesta altura) a passar por muitos outros tons até cair.