Toca das Curiosidades
Olá, amiguinho do Dá a Mão à Floresta!
Sabes o que se comemora todos os anos na primeira sexta-feira de outubro?
Aposto que acertaste. O Dia Mundial do Sorriso!
Pequeno explorador,
Já ouviste falar de plantas que comem insetos? Parece estranho, mas elas existem e até podemos encontrá-las em Portugal! Normalmente, pensamos que as plantas só “comem” nutrientes do solo, mas algumas, como a erva-pinheiro-orvalhada, também gostam de se alimentar de insetos.
Pequeno explorador da floresta,
Certamente já me viste a vaguear pelo chão da floresta, sempre ocupada e muito concentrada! Mas será que sabes o que faço todos os dias? Hoje vou contar-te um pouco sobre a minha família, como nos organizamos e vivemos e como contribuímos para a saúde dos ecossistemas e das florestas.
Com o regresso às aulas quase a chegar, o nosso jornalista Joca foi para o terreno tentar saber o que os mais novos podem fazer para terem um começo de ano escolar mais sustentável.
Olá pequeno explorador da floresta,
Está prestes a começar o passatempo mais criativo! Com o regresso às aulas, os livros vão estar sempre presentes no teu dia-a-dia. Por isso, no mês em que se comemora o Dia Nacional da Sustentabilidade, vou desafiar-te a criares um marcador de livros sustentável, usando materiais reciclados e muita imaginação!
Alguma vez pensaste em ires até à floresta apanhar frutos silvestres para fazeres uma salada refrescante e nutritiva? Pois bem, hoje trago-te um desafio divertido para fazeres em família.
Pequeno explorador,
Na próxima ida à praia, olha com atenção à tua volta.
Olá, amiguinhos!
Já tomaram banho, hoje? Mas calma, não estou a perguntar-vos sobre o banho que estão acostumados, com água, sabonete e champô! Estou a falar de um banho de floresta.
Durante um passeio pela floresta, a Nádia, o Vasco e o tio Tomé encontraram o guarda-florestal Gustavo a meio do seu dia de trabalho. Agora que o calor aperta, os dias são bem mais atarefados para quem cuida da natureza por profissão e dedicação.
Olá, amiguinhos do ambiente!
Hoje vamos falar um bocadinho sobre o nascimento e o crescimento das plantas.