A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Museus da Floresta

Olá amigo da floresta, como foram essas férias de Natal?

Se ficaste com vontade de continuar a diversão, temos uma sugestão para ti. Que tal visitares um Museu da Floresta com a tua família? Existem exposições interativas, de norte a sul do país. Vem daí conhecer algumas.

LER MAIS
Receita

Olá amigo da floresta,

Se gostares tanto de doces como a Nádia e o Vasco, vais querer fazer estas Bolachas de Natal em família.

LER MAIS
Natal sustentável

Olá, amigo da floresta!

Acabámos de entrar num mês muito especial para todos nós, de tão próximos que estamos do Natal.

LER MAIS
Passatempo Pai Natal de papel

Olá, amigo da floresta!

Como andam os preparativos para o Natal? Se fores como a Nádia e o Vasco, deves estar bastante animado com as férias e a ideia de poderes brincar muito.

Então, aproveita esta oportunidade de ganhar um Kit Dá a Mão à Floresta para te divertires na natureza, participando no passatempo deste mês.

LER MAIS
Dia da Floresta Autóctone: Cuidar do nosso grande tesouro

Com o mês de novembro a chegar ao final, chega também o Dia da Floresta autóctone, uma data muito especial para todos nós que relembra a importância das espécies que crescem naturalmente nas florestas portuguesas. Se queres saber mais sobre este dia, continua a ler este artigo que a professora Patrícia preparou para ti.

LER MAIS
Passatempo “Castanhas quentes e boas”: Dá asas à criatividade!

Olá, amiguinho! Estás pronto para uma aventura cheia de criatividade e diversão? É hora de celebrar esta época do ano de forma muito especial.

O que precisas de fazer para participares?

Cria o teu próprio cartuxo de castanhas com uma folha de papel ou uma cartolina e personaliza-o com desenhos ou colagens. No fim adiciona uma quadra alusiva ao outono.

LER MAIS
A importância das pequenas coisas!

A bolota é o fruto de árvores que pertencem à família dos carvalhos, tais como o sobreiro e a azinheira. Só por curiosidade, a bolota da azinheira é reconhecida pelo seu sabor, que é bastante mais doce do que a bolota do sobreiro ou do carvalho-cerquinho (Quercus faginea), por exemplo. 

LER MAIS
Visitantes voadores

Olá, explorador! Hoje vamos falar de uns amigos muito especiais, uns viajantes que temos a sorte de receber em Portugal durante o inverno. Sabias que nesta altura recebemos uns convidados para além de especiais? É verdade! São os nossos amigos emplumados, as aves migratórias que viajam de lugares distantes para aproveitar o nosso clima mais ameno.

LER MAIS
Há especiarias que vêm das árvores

Olá, explorador!

Quem diria que algumas das especiarias que são usadas para cozinhar crescem nas árvores? É verdade, estamos a falar do louro, da noz-moscada, do cravinho e da canela, cujos sabores podem ser obtidos a partir de diferentes partes das árvores, tais como as sementes, as folhas, as flores e até a casca. Acompanha a cientista Cíntia ao longo deste artigo e vem daí explorar outras curiosidades muito engraçadas.

LER MAIS
Passatempo "As árvores da minha rua"

Olá, amigo da floresta!

Por esta altura, já deves ter reparado que as folhas das árvores começaram a ganhar novos tons de amarelos, castanhos e avermelhados. Inspira-te na paleta de cores das árvores da tua rua e participa no passatempo de outubro.

LER MAIS