Amiguinho, no quintal do agricultor Agostinho vai uma grande confusão! A gata Renata pegou numa planta mágica de Natal, subiu ao pinheiro mais alto para a colocar lá em cima, mas ficou presa pelo caminho...
Quem melhor para a ajudar a descer em segurança do que o nosso bombeiro Bruno? Ele já aí vem mas, no entanto, e para entreter a Renata e os seus miados nervosos, vamos contar-te mais acerca desta linda planta que ela escolheu para decorar o topo do pinheiro. O que achas?
Ora então vamos falar-te da planta a que chamamos estrela-de-natal! Por esta altura do ano, está por todo o lado a alegrar muitas casas e lojas, devido à sua cor vermelha bem viva, que simboliza vida e energia. Também conhecida por poinsétia (de nome científico Euphorbia pulcherrima), é natural do México e começou a ser usada em decorações de Natal no século XVI por frades missionários. Naquela altura, era vista como um símbolo de pureza.
Só mais tarde é que o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México, de nome Joel Roberts Poinsett, começou a tradição de oferecer uma estrela-de-natal florida aos seus amigos. Aliás, o nome da planta – poinsétia - vem do seu sobrenome, não é giro?
Para saberes mais sobre a razão pela qual a gata Renata subiu ao pinheiro do agricultor Agostinho e por lá ficou até o bombeiro Bruno chegar, espreita a edição de Natal da nossa revista Dá a Mão à Floresta!
Olha, o Bruno chegou agora mesmo! Já sabemos que esta história de Natal vai acabar bem!
Desta grande família para a tua, um Feliz Natal!