A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Lendas, castanhas e fogueiras: eis o Dia de São Martinho!
Lendas, castanhas e fogueiras: eis o Dia de São Martinho!

Olá, amiguinho da floresta!

Como deves saber, esta é a melhor altura do ano para comer um dos alimentos mais esperados: as castanhas. São o símbolo do outono e a base para muitas receitas deliciosas que, com certeza, já provaste e gostaste.

As castanhas também estão muito ligadas à celebração do Dia de São Martinho, a 11 de novembro. Mas sabes porquê? Para entendermos esta tradição, temos de recuar no tempo!

A festa de São Martinho é muito divertida e cheia de histórias de tempos antigos. A lenda de São Martinho vem da Idade Média e conta que Martinho, um cavaleiro romano com coração muito generoso, partilhou a sua capa com um mendigo num dia de tempestade. Como agradecimento, o céu abriu-se e surgiu um sol radiante, dando origem à expressão “Verão de São Martinho”.

Mas a estrela desta festa é, sem dúvida, a castanha! Pequena, mas cheia de sabor, nasce do grande castanheiro, uma árvore que dá cor e vida às nossas florestas. Em tempos, a castanha era conhecida como o “pão dos pobres” e foi o principal alimento antes da chegada da batata. Por isso, era muito apreciada e utilizada em festas e celebrações.

Quando o São Martinho começou a ser celebrado, foi natural incluírem as castanhas, o alimento mais popular. À volta de uma fogueira, não faltava uma mesa com castanhas, onde todos se aqueciam e partilhavam histórias e iguarias. Hoje, é mais uma razão para nos reunirmos, convivermos e brincarmos, porque o São Martinho é sinónimo de partilha, tradição e muitas gargalhadas.