Olá, amiguinho do ambiente!
Sabias que diferentes cores podem servir para definir diferentes aspetos de elementos na natureza? O carbono ganha diferentes cores, conforme o local onde é capturado.
Em primeiro lugar, lembra-te que o carbono é um elemento químico que aparece na natureza de várias formas: diamante, grafite, rochas ou até animais, plantas, água e ar. É um elemento essencial para toda a vida!
No tema de hoje, vamos perceber porque é que a certa altura os cientistas decidiram que era necessário distingui-lo por cores! É simples, pensa no verde para dizer florestas e o azul para dizer mar e oceano.
O carbono azul é carbono orgânico que se encontra em locais como o oceano e as zonas costeiras. É guardado com maior facilidade porque ao contrário do carbono verde, não é absorvido para o solo pelo oxigénio. Por esta causa, o carbono é guardado no solo durante séculos ou até milénios e ajuda a impedir a produção de metano que é dos elementos mais perigosos para aumentar o aquecimento global.
E o carbono verde? É muito simples! O carbono verde está presente nas florestas onde é absorvido maioritariamente pelas árvores e plantas!
Como vês amiguinho, diferenciar estas cores de carbono é mais simples do que parece! Que outras cores são utilizadas para diferentes maravilhas da natureza? Estou certo que ainda vamos descobrir.