A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

A biomassa florestal como fonte de energia
A biomassa florestal como fonte de energia

Depois do sol, a biomassa é uma das fontes de energia que o Homem utiliza há mais tempo. E afinal, o que é isto da biomassa? É uma matéria orgânica de origem vegetal ou animal, que pode ser utilizada como fonte de energia – é um armazém de energia solar.

O mais incrível é que tudo começa na fotossíntese, quando as plantas usam o sol para transformar o dióxido de carbono da atmosfera, a água e os minerais, em oxigénio e hidratos de carbono.

Para a produção de energia renovável, em termos florestais, só devem ser considerados para bioenergia os resíduos florestais e das indústrias de base florestal, mas não a madeira. É o que faz a The Navigator Company, empresa que produz 34% do total da energia gerada em Portugal a partir de biomassa florestal, ou seja, não planta nem colhe árvores para a produção energética, recorrendo apenas a materiais que não têm outro potencial de utilização. O aproveitamento e valorização de resíduos provenientes da limpeza e gestão florestal para a produção energética, tem ainda o benefício de contribuir para a limpeza das florestas, reduzindo a carga combustível nos terrenos e, consequentemente, o risco de incêndio.

Sabias que... a Navigator foi a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o compromisso de antecipar em 15 anos a neutralidade carbónica das suas fábricas? O objetivo é reduzir as emissões diretas de CO2 em cerca de 86% face a 2018 e aumentar a utilização de energia de fontes renováveis.