A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Animais da floresta com o Tio Tomé
Animais da floresta com o Tio Tomé

Olá, pequeno explorador!


No passado dia 4 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial do Animal. Mas, eu acho que estes amigos merecem ser celebrados todos os dias do ano! Por isso, hoje quero falar-vos de alguns dos animais da floresta portuguesa que podemos encontrar nesta época do ano e que tornam a natureza ainda mais especial.

O lobo-ibérico
Majestoso e misterioso, o lobo-ibérico é um dos símbolos mais fortes da nossa fauna. Vive em alcateias e percorre grandes áreas à procura de alimento. Em Portugal, existem cerca de 300 lobos, sobretudo no Norte do país, em serras como o Gerês, Montesinho e Douro Internacional. Apesar de ser difícil de avistar, é um verdadeiro guardião do equilíbrio da natureza, ajudando a controlar as populações de presas, como o coelho.

O esquilo-vermelho

No outono, os esquilos andam cheios de trabalho! Recolhem bolotas e sementes para guardar em esconderijos, preparando-se para os dias frios de inverno. Se tiveres sorte, podes avistá-los em várias zonas do país, desde as florestas do Minho e de Trás-os-Montes, até áreas verdes urbanas como Monsanto, em Lisboa. É um verdadeiro saltador acrobata, capaz de percorrer grandes distâncias entre árvores, em busca de alimento.

A lontra-europeia
Amiga da água, a lontra vive junto a rios, ribeiros e até zonas costeiras. É uma excelente nadadora e pescadora, podendo ficar submersa mais de 4 minutos para caçar. Consegue comer não só peixes, mas também crustáceos, anfíbios e, até, de pequenas aves aquáticas. Apesar de ser geralmente solitária e ativa, sobretudo, à noite, é um animal curioso e brincalhão, que aproveita troncos e raízes como tocas.

A coruja-do-mato
Com as noites de outono a ficarem mais longas, é mais fácil ouvir o piar grave e misterioso desta coruja: “huu-huu-huu”. Sedentária e noturna, vive em florestas, jardins e até áreas urbanas. Mede entre 37 e 43 cm e tem olhos grandes e escuros, perfeitos para ver no escuro — sabias que consegue detetar presas a mais de 500 metros em noites muito pouco iluminadas? É uma grande ajudante no controlo de pequenos roedores.

Cada um destes animais, grande ou pequeno, tem um papel fundamental no equilíbrio da floresta. Por isso, mesmo depois do Dia Mundial do Animal, nunca é tarde para nos lembrarmos do quanto devemos respeitar e proteger todos os que tornam o nosso mundo mais vivo.