A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Árvore Portuguesa do Ano 2024
Árvore Portuguesa do Ano 2024

Olá amigo da floresta!

Alguma vez ouviste falar da Árvore Portuguesa do Ano? Pois bem, trata-se de um concurso que existe desde 2018 para premiar as árvores com as histórias mais interessantes e este ano a grande vencedora foi a camélia-japoneira com 3.900 votos.

Podes encontrá-la no jardim histórico chamado Villa Margaridi, que fica no centro de Guimarães. Com cerca de 300 anos, 6 metros de altura e 6 metros de diâmetro, além das formas geométricas monumentais, esta bonita árvore é considerada de Interesse Público – uma classificação atribuída a plantas que se distinguem pelas suas características como a idade, porte, estrutura, raridade, história ou factos culturais.

A camélia-japoneira, cujo nome científico é Camellia japonica, vai agora representar Portugal na grande competição “Árvore Europeia do Ano 2024” cujas votações estão a decorrer. Aliás, o Eucalipto de Contige foi a “Árvore Portuguesa do Ano 2023” e conseguiu alcançar o 5º lugar na competição europeia.

Ainda sobre os resultados deste ano e só por curiosidade, em 2º lugar ficou o sobreiro do Rei que se encontra na Tapada Nacional de Mafra e tem cerca de 385 anos. Já o 3º lugar pertence à Oliveira do Peso com quase 3.800 anos e localizada na Herdade do Peso em Pedrogão.

 

Com todas estas conquistas, no Dá a Mão à Floresta estamos ainda mais orgulhosos da herança natural do nosso país. E tu?