A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Árvores Invulgares
Árvores Invulgares

Portugal tem uma enorme variedade de espécies florestais, sendo possível encontrar árvores de todos os tamanhos, formas e feitios. Não é de estranhar, já que a floresta ocupa mais de um terço do território nacional.

Contudo, de todas estas espécies, existem árvores que sobressaem pelas suas características particulares e distintivas.

Uma destas espécies é o Pinheiro Marítimo, ou melhor, um pinheiro-bravo que lembra mais uma serpente. Mas como é que ganhou esta forma? Por nascerem junto ao oceano, estes pinheiros foram “dobrados” pela teimosia dos ventos e sal marinhos, que os forçaram a crescer junto ao solo, conferindo-lhes uma forma irregular e ondulante, semelhante à de uma serpente.

Outra espécie muito curiosa e distinta é a Araucaria bidwillii, a árvore das pinhas gigantes. Sim, esta árvore produz pinhas do tamanho de bolas de futebol que podem pesar até 10 quilogramas. Cada uma destas pinhas pode demorar até 2 anos a amadurecer, e dentro têm centenas de pinhões comestíveis. É possível visitar e admirar a invulgar Araucaria bidwillii no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra ou em outros parques e matas do nosso país.

Como podes ver, a floresta portuguesa pode ter tanto de beleza como de invulgar e, por isso, merece um cuidado especial por parte de todos nós.