A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

As florestas e o ciclo da água
As florestas e o ciclo da água

O ciclo hidrológico é essencial para a existência de vida na Terra. E a floresta desempenha um papel fundamental nesta jornada! Sabias?

Apesar de 71% do planeta ser composto por água, só 3% corresponde ao que chamamos de água doce e, desta pequena fatia, apenas 0,3% está disponível à superfície, em ribeiras, rios, lagoas, na atmosfera e no solo.

Este recurso, faz parte de um sistema fechado durante o qual adota diferentes estados: gasoso, líquido e sólido. À superfície, nas florestas, é desempenhado um papel muito importante para o ciclo da água. Porquê?

É nas florestas que parte da água da chuva é retirada. Através da evaporação, ela é devolvida à atmosfera. No entanto, há uma parte da água que chega ao solo e acaba por integrar-se em cursos de água ou infiltrar-se nas raízes e ser transportada até às folhas das plantas. É deste modo que as florestas ajudam a regular a circulação de água doce no planeta, dividindo a quantidade que vai para o solo e a que volta para a atmosfera. 

A floresta influencia também a formação das nuvens, o equilíbrio dos níveis de humidade do ar e arrefecimento da atmosfera a nível local, ajudando assim a combater as alterações climáticas, juntamente com o sequestro de emissões de CO2.

Com esta grande ajuda, a água, por onde passa, permite a vida a diferentes espécies e em várias regiões do planeta. É, por isso, valiosa para a Terra!