Hoje celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência! Sabes porquê? Durante muitos anos, a ciência e o estudo científico não estiveram acessíveis a mulheres, sendo, por isso e injustamente, um mundo exclusivo de homens.
Para mudar e alertar para essa situação, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu assinalar esta data de forma a encorajar que mais meninas escolham a ciência como profissão para as suas vidas.
A ONU desenvolveu inclusive um estudo que revela que os homens têm o dobro das probabilidades das mulheres em seguirem os seus percursos na universidade em áreas ligadas à ciência.
No fundo, a ONU pretende que existam mais mulheres como a nossa Cientista Cíntia, que encontra uma explicação lógica para tudo e tem sempre um facto científico na ponta da língua!
Por cá, temos o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel. É uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de investigação, consultoria, serviços especializados e formação nos setores da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal. É financiado pela The Navigator Company e lá, são 40 as mulheres cientistas que, todos os dias, usam o seu conhecimento para proteger e melhorar a vida nas nossas florestas.
E esperamos que venham a ser muitas mais! Quem sabe não serás tu, que estás a ler este artigo.