Hoje celebra-se o Dia Mundial da Escrita à Mão! É um dia muito importante, sabiam?
É importante porque é uma “invenção” com mais de 3500 anos. Tanto tempo, não é? Pinturas rupestres, hieróglifos egípcios até à escrita atual, esta é uma forma de comunicação única.
Estudos científicos indicam que quando escrevemos à mão utilizamos várias áreas do nosso cérebro, para além de ser uma mistura de competências motoras que também mexe com as nossas sensações, como o toque e a visão. A escrita à mão também reforça o nosso processo de aprendizagem, por isso é que é tão importante aprender a escrever na escola e o porquê de ser uma ferramenta indispensável!
O papel é um excelente veículo para desenvolvermos esta capacidade incrível que é a escrita. Com ele podemos escrever cartas e recordarmos boas memórias, podemos estudar para os testes e reter ainda mais informação. Por isso, recomendamos que escrevas à mão, sempre que possas, as matérias importantes, para que consigas guardá-las o máximo de tempo na tua memória. E para maximizares este super poder do teu cérebro, podes ainda rescrever as informações que achas mais relevantes de forma resumida e organizada.
Sabes quem nos ensinou tudo isto? A nossa Nádia, claro. Que não passa sem o seu bloco de notas e caneta, para apontar toda a matéria da escola.