A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Dia Mundial da Vida Selvagem: celebrar a fauna e flora
Dia Mundial da Vida Selvagem: celebrar a fauna e flora

Todos os anos, desde 2013, celebra-se a 3 de março o Dia Mundial da Vida Selvagem. Uma efeméride — criada pela Nações Unidas (ONU) — que pretende não só celebrar a fauna e a flora do planeta, mas também alertar para os perigos do tráfico de animais selvagens em todo o mundo.

Mas há mais, amigo da floresta: este dia relembra também o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar geral da humanidade.

 

É por isso, aliás, que o nosso bem conhecido António Guterres, agora secretário-geral da ONU, lembrou num discurso anterior que, anualmente, o mundo perde 4,7 milhões de hectares de floresta, recordando ainda que as matas são fundamentais para se atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O responsável máximo pela ONU referiu ainda que as florestas do planeta abrigam cerca de 80 por cento de todas as espécies selvagens terrestres: são elas que ajudam a regular o clima e também no sustento e sobrevivência das pessoas.

As florestas plantadas e sob gestão sustentável, como as que a Navigator gere, fazem parte das soluções naturais que contribuem para uma economia de baixo carbono e de base biológica, capazes de diminuir os efeitos das alterações climáticas.

Desta forma, ao comprarmos papel feito a partir destas florestas estamos a fazer uma escolha responsável, uma vez que os critérios de certificação implicam o cumprimento de boas práticas silvícolas e ambientais.