Olá, amiguinho!
Hoje celebramos um dia de grande esperança para o planeta Terra: o Dia Mundial do Bioproduto! Como cientista, este tema fascina-me e enche-me de energia para imaginar um mundo melhor!
Mas, como sei que fico horas e horas a falar sobre este tema, juntando muitas ideias e perdendo o fio à história, vou relembrar-te o que é um bioproduto, para o caso de teres estado distraído!
Como sabes, a floresta é um pote mágico de surpresas, com diferentes capacidades – diria até “superpoderes” – para fazer o planeta sentir-se saudável, cheio de vida e até limpo! As árvores apanham e guardam consigo o dióxido de carbono, uma ação importante para preservar o bem-estar de todos. E se conseguíssemos criar com a ajuda das árvores substitutos dos combustíveis fósseis que prejudicam o ambiente, como o petróleo, o carvão e o gás natural? Acredita que é possível: nada se perde, tudo se transforma!
É incrível: de uma só árvore utilizamos para diferentes objetivos várias partes, como a casca e os ramos, que depois criam uma matéria chamada biomassa, uma massa feita de vida!
Esta biomassa, que pode ser pasta de eucalipto, é capaz de gerar a energia elétrica que usas enquanto vês televisão. Aliás, 5% de toda a energia em Portugal é criada desta forma. Se esta biomassa não for queimada para fazer energia, pode ser usada para criar bioprodutos.
Bioprodutos? Que palavra estranha, pensas tu! Repara: as cadeiras, as mesas e qualquer objeto feito inteiramente de madeira é um bioproduto sustentável e bom para todos. E sem precisarmos de plásticos e coisas tóxicas, blhec! No fundo é uma forma positiva de a natureza nos ajudar a criar energia.
Consegui entusiasmar-te com a importância dos bioprodutos e as mil possibilidades que este dia celebra? Não te esqueças de comentar este tema com os teus amigos e familiares quando estiverem a passear no jardim: não há nada mais importante do que falar sobre um futuro melhor, em que se protegem e ajudam todos os seres vivos!