Hoje, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), celebra-se o 4º aniversário do Dia Mundial do Braille! Uma efeméride que assinala a importância do acesso à linguagem escrita para as pessoas portadoras de deficiências visuais.
É graças ao papel que surge esta forma de comunicação escrita, permitindo a aquisição de conhecimento pelos invisuais. Em suma: é no papel que a aprendizagem é realizada!
Mas, afinal, como funciona o Braille? Trata-se de uma representação tátil de símbolos gravados em relevo, que recorre à utilização de apenas seis pontos para construir cada letra e número, ou até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos.
Um universo maravilhoso que permite que os seres humanos portadores de deficiências visuais possam comunicar! Tudo isto através, claro, do papel que, além de sustentável, facilita o ensino e a aprendizagem. É por conhecer a importância deste material que a The Navigator Company apoia o projeto Visão Braille, dando assim a muitos invisuais a possibilidade de se informarem através do tacto.
Que tal, amigo da floresta: mais uma lição apreendida?