A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Estes animais moram nas árvores!
Estes animais moram nas árvores!

Hoje, amigo da floresta, trazemos uma curiosidade muito gira e que talvez ainda não saibas: existem animais que, apesar de não terem asas, vivem nas árvores. É mesmo verdade!

“Que animais são esses?” - perguntas tu, já curioso. Podemos dizer que não são aves nem insetos, mas é em troncos e nas copas das árvores que comem, dormem, brincam e cuidam dos seus filhos. Vamos lá, então, conhecê-los!

 

CAMALEÃO

Este réptil, conhecido pela capacidade de mudar de cor para se camuflar, passa a maior parte do seu tempo em cima das árvores. Alimenta-se de insetos, que caça com a sua longa e ágil língua. Em Portugal, podemos encontrar o camaleão-comum em alguns pinhais e pomares algarvios.

Para além desta espécie, que podes encontrar em Portugal, existem outros animais espalhados pelo mundo que fazem das árvores a sua casa, como estes:

 

TÁRSIO

Já ouviste falar do Társio? Trata-se de um pequeno primata que passa longos períodos de tempo abraçado a troncos de árvores. Vive no continente asiático.

 

COBRA-VOADORA

A cobra-voadora, que vive nas alturas, tem a habilidade de voar de uma árvore para a outra, percorrendo distâncias que atingem mais de 20 metros.  Uau! Habita nas florestas tropicais.

 

IGUANA VERDE

Já conheces esta residente? As iguanas habitam florestas tropicas e utilizam a altura das árvores para definir hierarquias sociais. Os ramos mais elevados são mais valorizados e, para o manter, este animal tem de ser muito territorial.

 

COALA

É, provavelmente, um dos animais que já sabias que habitava as árvores. Vive na Austrália e adora estar pendurado em eucaliptos. Passa cerca de 20 horas por dia a dormir. Que dorminhoco!

 

SAPOS E RÃS

Existe uma espécie de rãs que gosta de viver nas alturas e podes encontrá-la, por exemplo, nas florestas do Reino Unido. Possuem uns discos adesivos nas patas que lhes permitem subir e descer os troncos das árvores com muita facilidade. Já os sapos, são mais aventureiros: criam os seus ninhos a três metros de altura nas copas das árvores!

 

A natureza é fascinante. Concordas, amigo da floresta?