Amigo da floresta,
Hoje trago-vos uma história cheia de cheiros de outono, folhas douradas e, claro, castanhas quentinhas!
Sabias que o Dia de São Martinho está ligado ao fruto de uma árvore muito especial da nossa floresta? É verdade! As castanhas vêm do castanheiro, um verdadeiro amigo da natureza.
O castanheiro é uma árvore forte e generosa. Cresce devagarinho, mas pode viver muitos, muitos anos - há castanheiros com mais de mil anos! No outono, enche-se de ouriços espinhosos, que guardam no seu interior as castanhas, como se fossem pequenos tesouros.
As suas folhas, antes de caírem, pintam a floresta de amarelo, laranja e castanho, criando um verdadeiro tapete de cores. E sabias que as flores do castanheiro aparecem na primavera e têm um cheiro doce que atrai as abelhas? Elas ajudam na polinização, para que depois nasçam as tão apreciadas castanhas!
As castanhas são muito importantes! Antigamente, eram o alimento principal de muitas famílias, antes de existirem as batatas. Podem ser assadas, cozidas ou usadas em bolos e sopas, e dão muita energia para os dias frios de outono.
E como o Dia de São Martinho é uma altura de partilha e alegria, juntamo-nos à volta da fogueira para fazer o magusto, rir, cantar e saborear as castanhas da nossa floresta. Diz-se que, nesta altura, o sol costuma espreitar — é o chamado Verão de São Martinho —, uma forma de a natureza nos dar um abraço quente!
Por isso, neste São Martinho, vem celebrar a natureza comigo: observa os castanheiros, apanha as folhas caídas, cheira o ar do outono e agradece às árvores por tudo o que nos dão. Porque cuidar da floresta é cuidar de nós!
