A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

O milhafre-preto
O milhafre-preto

O que é aquilo no céu? Um papagaio de papel, um bacalhau voador ou uma grande ave de rapina? Já adivinhaste, amiguinho: é, claro, uma bela ave de rapina, um milhafre-preto, outra das muitas espécies que podes encontrar a voar pelos céus do nosso país.

Tem vários nomes e gosta de todos, milhano-preto ou mesmo rabo-de-bacalhau, por causa do formato da cauda, que é longa e termina numa separação. Outra das caraterísticas do milhafre-preto é o tamanho total, ou seja, desde a ponta da asa esquerda até à ponta de asa direita, que pode chegar a um metro e oitenta. Sabes quanto medes? Então faz as contas!

Por ser uma ave grande, a facilidade com que voa e mergulha para capturar os alimentos parece magia! No seu menu gosta de variedade: tanto se alimenta de pequenos mamíferos, como de roedores, outras aves, répteis e minhocas.

Escolhe as partes de cima das árvores de maior dimensão para construir o seu ninho, que pode utilizar durante vários anos.

Em Portugal, podes vê-lo em todo o país entre março e junho, se bem que no Sul do país o encontres muito menos. Nas florestas vais encontrá-lo sobretudo nas zonas junto à costa, mas também gosta de viver nas cidades, desde que encontre água por perto, como rios e afluentes. E quando fores passear ao Centro de Biodiversidade da Quinta de São Francisco, em Aveiro, património da The Navigator Company,fica atento aos céus: por lá voam muitas aves de rapina e o milhafre-preto está entre elas. Agora já sabes como o reconhecer!

 

SABIAS QUE...

O milhafre-preto é da mesma família de outras aves de rapina que já conheces, como a águia-de-bonelli ou o açor.

Esta espécie pode viver até aos 28 anos em cativeiro.

A fêmea coloca dois a três ovos de cada vez, de que cuida 32 dias até os pequenos milhafres-pretos nascerem.

Por vezes, o milhafre-preto é necrófago, ou seja, alimenta-se de outros animais já mortos.