A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

O papel das florestas no ciclo da água
O papel das florestas no ciclo da água

Sabias que a água é o líquido mais abundante no nosso planeta cobrindo três quartos da sua superfície? É verdade amiguinho! Cerca de 97% dessa água é salgada e os restantes 3% é doce.

Desta pequena percentagem, 77% da água encontra-se retida em glaciares e neve, 22% está armazenada em áreas subterrâneas e apenas 1% corresponde a água que pode ser utilizada pelo Homem. Estes números dão que pensar!

E é precisamente sobre a água doce que queremos falar, pois esta percorre ciclos permanentes entre oceanos, superfície terrestre e atmosfera, contando com o precioso contributo das florestas.

Vamos então perceber como funciona este ciclo, amigo da floresta?

Dica lê o texto e consulta a ilustração.

Durante a época das chuvas (nº 1 da legenda), como parte da água é absorvida pelas árvores e a restante infiltra-se no solo (nº 2 da legenda), o escoamento na superfície é reduzido, permitindo a manutenção do volume dos rios.

Quando chegam as estações mais secas, como o verão e a primavera, a floresta acaba por funcionar como um regulador, garantindo uma poupança de água devido aos lençóis freáticos (nº 3 da legenda) que foram abastecidos no período das chuvas.

Já a água que é transpirada, juntamente com a que se evapora a partir dos rios, lagos, gelo, neve e outras superfícies de água, vegetação e solo, constitui a chamada evaporação (nº 4 da legenda). Já tinhas ouvido falar?

As árvores captam a água através das suas raízes e devolvem-na para a atmosfera em forma de vapor através do efeito da transpiração (nº 5 da legenda). É neste circuito que acontece a fotossíntese, o processo que combina o crescimento das árvores e a retenção de carbono, com a devolução de oxigénio e de água para a atmosfera.

Nas áreas com menos vegetação, durante o inverno, o volume de água das chuvas encharca os terrenos devido à impermeabilidade do solo. A força das enxurradas aumenta e faz com que os níveis dos rios aumentem.

No verão, as áreas que estavam antes inundadas e impermeáveis, não alimentam as águas subterrâneas que abastecem o fluxo dos rios, reduzindo o caudal.

Tudo percebido? Caso ainda tenhas alguma dúvida, amiguinho, a infografia ajuda a compreender todo este ciclo da água e o papel das florestas neste processo.