A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Onde é que as estrelas-do-mar têm a cabeça?
Onde é que as estrelas-do-mar têm a cabeça?

Imagina que querias pôr um chapéu numa estrela-do-mar… onde achas que deveria ficar? No centro ou nas pontas dos braços? Parece simples, mas a verdade é que as estrelas-do-mar são tão especiais que a resposta não é assim tão óbvia!

As estrelas-do-mar não têm cabeça, nem cérebro, nem coração. Quando nascem, têm um lado esquerdo e um lado direito, mas, à medida que crescem, o corpo transforma-se e ganha cinco ou mais braços, ficando com um formato de estrela e uma simetria muito diferente da dos restantes animais!

Em vez de ter um “lado da frente” e um “lado de trás”, como acontece connosco, o corpo da estrela-do-mar tem um centro e vários braços iguais à volta.

Durante muito tempo, os cientistas também se perguntaram: afinal, onde está a cabeça de uma estrela-do-mar? Recentemente, através de estudos genéticos, descobriram que aquilo que nas estrelas normais seria a “cabeça” está espalhado pelas zonas centrais dos braços.

Isso quer dizer que não há um sítio único onde possamos dizer “aqui está a cabeça”! Por isso, se quisesses mesmo colocar um chapéu numa estrela-do-mar, talvez tivesses de lhe pôr cinco, um em cada braço, ou então inventar um chapéu muito grande que cobrisse todos ao mesmo tempo.

Mas as curiosidades não ficam por aqui! Apesar de não terem cérebro, estas criaturas conseguem perceber o que se passa à sua volta. Nas pontas dos braços têm pequenos olhos que só distinguem claro e escuro, mas que ajudam a estrela-do-mar a orientar-se. Também não têm sangue, e o seu corpo funciona com água do mar, que é usada para mover os pequenos “pés de tubo” que têm debaixo dos braços. Esses “pés” servem para andar e até para abrir conchas de moluscos, que são o seu alimento preferido!

E queres saber outra coisa incrível? A boca da estrela-do-mar fica por baixo, bem no centro do corpo, e algumas espécies conseguem empurrar o estômago para fora da boca para digerir as presas fora do corpo. Parece estranho, mas é uma adaptação muito útil!

Ah, e se uma estrela-do-mar perder um dos seus braços? Não há problema! Ao longo de semanas ou meses, ela consegue regenerá-lo, ou seja, fazer crescer outro novinho em folha. E algumas espécies conseguem até regenerar o corpo todo a partir de apenas um braço!

As estrelas-do-mar vivem nos oceanos há mais de 400 milhões de anos e existem quase 2 mil espécies diferentes. Cada uma com as suas cores, tamanhos e truques especiais. São verdadeiras maravilhas da natureza!