A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Proteger a águia-de-Bonelli é um dever de todos
Proteger a águia-de-Bonelli é um dever de todos

De ventre branco e asas escuras, a águia-de-Bonelli é uma das aves de rapina de grande dimensão preferidas do nosso Guarda Florestal Gustavo. Só para teres uma ideia, quando abre as asas pode atingir os 1,7 metros e outra curiosidade é o facto de os casais caçarem muitas vezes em conjunto, alimentando-se sobretudo de perdizes, pombos e coelhos.

No nosso país, onde pode ser encontrada durante todo o ano, é considerada “em perigo” pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal por ser uma espécie sensível à presença humana em redor dos ninhos.

Precisamente para evitar qualquer tipo de perturbação durante a época de reprodução nas propriedades da The Navigator Company do sudoeste alentejano e Algarve, onde a águia-de-Bonelli nidifica nas árvores de grande porte como o eucalipto, temos vindo a implementar medidas de proteção e conservação há 16 anos.

Além da monitorização anual dos ninhos, entre dezembro e maio também limitamos as atividades florestais, como é o caso do corte e a plantação de árvores. Outra medida é a criação de pequenos bosques de eucaliptos altos onde são construídos ninhos artificiais. Isto acontece porque, em alguns casos, as árvores secam ou caem e assim as nossas águia-de-Bonelli têm uma alternativa para continuarem a criar as suas famílias.

Com tudo isto, a população tem-se mantido estável e é mesmo considerado um caso de sucesso, fazendo-nos sentir bastante contentes com este contributo para a conservação da biodiversidade no nosso país.