A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Rabirruivo-preto, uma ave pequena e irrequieta!
Rabirruivo-preto, uma ave pequena e irrequieta!

Se ainda não conheces o rabirruivo-preto, de seu nome científico Phoenicurus ochruros, vais gostar de saber algumas curiosidades que temos para ti.

 

Também conhecido por carvoeiro e pisco-ferreiro, o rabirruivo-preto é uma ave de 14 centímetros de comprimento, penas escuras e uma cauda laranja ou “ruiva”, presente tanto nos machos como nas fêmeas. Mas há características que os distinguem: o macho, preto-acinzentado, exibe uma mancha branca que é mais visível na primavera e no verão, enquanto as fêmeas são castanhas-acinzentadas e têm a cabeça e o dorso mais escuros.

 

A época em que se reproduzem é entre fevereiro a meados de agosto, mas o mais engraçado é que a fêmea constrói o ninho em forma de taça usando ervas secas, folhas e musgo. Além disso, escolhe fendas de rochas e ruínas, assim como fendas nos troncos de pinheiros-mansos, para ter o ninho em segurança. E sabes como se alimentam? Ficam a pairar ao pé de paredes e capturam os insetos que andam no ar, mas também gostam de apanhar minhocas, aranhas e caracóis no solo.

 

Em Portugal, podes encontrá-lo sobretudo a norte do rio Tejo, assim como na costa alentejana, e é uma das espécies que habitam nas florestas geridas pela The Navigator Company. Na Quinta de São Francisco, que faz parte do património da Navigator, está entre as 70 espécies de aves já ali identificadas que podes observar se lá fores. Aproveita e marca a tua visita aqui.