A polinização é muito importante para a biodiversidade, que o diga a Abelha Maria!
O pólen, um grão muito pequenino, é responsável por gerar as células masculinas das plantas que precisam, para reproduzir, de encontrar as células femininas! Por este motivo, as plantas produzem milhões de partículas de pólen, tão leves e pequenas que até alguns insetos são capazes de as transportar! O papel destes animais, é essencial para que as plantas consigam reproduzir-se.
Para além das abelhas, as borboletas, os escaravelhos, as moscas, os pássaros, os morcegos e as formigas são responsáveis por polinizar! As partículas de pólen desenvolvem estruturas adesivas ou espinhosas que se colam a estes animais e tornam possível o transporte de planta em planta.
A polinização tem um papel vital na preservação da biodiversidade, promove a continuidade das espécies de flora e proporciona um verdadeiro equilíbrio aos ecossistemas. Sabias que cerca de 90% de todas as plantas com flor precisam da ajuda de insetos para se reproduzirem? É verdade, amiguinho!
Embora esta seja a forma de polinização mais comum, as plantas reproduzem-se, também, através da ação do vento ou da água, que carregam o pólen até encontrar outra planta.
É caso para dizer que a natureza é espantosa! Concordas?