Olá, Nádia e Vasco e pequenos exploradores aí em casa! Hoje trago-vos um tema que aposto nunca ouviram falar. Sabiam que há uma terapia natural baseada nos sons da floresta que faz bem ao corpo e à mente?
Pois bem, começo por vos relembrar de que a floresta é um mundo vivo, onde a harmonia dos sons é tão importante quanto a sua beleza visual. Os seus sons têm o poder de nos transportar para um estado de tranquilidade e contemplação, enquanto nos conectam com a natureza de uma forma única. São muitos os estudos que provam os vários benefícios de passar tempo em espaços verdes e sentir, cheirar e ouvir a natureza.
Além de relaxantes, os sons naturais estimulam a tua criatividade, ajudam-te a concentrar nas tuas atividades diárias, reduzem o stress, a irritabilidade, diminuem as dores e melhoram o teu humor.
Imagina fechares os olhos e seres invadido pelo sempre afinado canto das aves, pelo sussurro das folhas ao vento, o estalar dos galhos ou o suave correr da água nos riachos? Já te estás a sentir mais calmo e relaxado, certo? Se te focares vais perceber que cada espécie de ave tem o seu próprio cantar, cada folha de árvore ao vento o seu próprio som e cada pequeno habitante da floresta o seu próprio soar.
O zumbido das abelhas, o canto das cigarras ou o coaxar das rãs são apenas alguns exemplos dos muitos sons que podemos ouvir se realmente nos concentrarmos e prestarmos atenção! Alguns dos sons que contribuem para criar uma atmosfera serena e mágica que nos faz sentir parte integrante deste ecossistema tão rico e diversificado.
Como veem, amiguinhos, é boa ideia fazer “pausas na natureza” para organizar as ideias e refrescar a mente, pois estes mergulhos acústicos são como um remédio oferecido pela mãe natureza.