A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

A Abelha Maria e a Apicultura.
A Abelha Maria e a Apicultura.

Já conheces a Abelha Maria?

A Abelha Maria é o mais recente membro da nossa floresta. É uma abelha muito ativa, que passa o seu dia a dia entre visitas às suas melhores amigas, as flores, e a sua colmeia.

Sabes porque é que as flores são as suas melhores amigas? É simples, é porque a Abelha Maria, como todas as abelhas com ferrão, voa de flor em flor à procura de pólen e néctar, sendo que neste processo poliniza as flores e ajuda à sua reprodução.

É a partir do pólen e néctar encontrado nas flores que a Abelha Maria faz o mel e muitos outros produtos. E aqui entra a Apicultura: é a ciência da criação de abelhas com ferrão para o lazer ou fins comerciais.

O apicultor retira proveito daquilo que as abelhas produzem e, em troca, ele cuida das nossas amigas.

As abelhas vivem na colmeia e produzem mel, que já antes referimos, mas também geleia real e própolis. Nunca ouviste falar? Explicamos-te já de seguida.

 

Mel - O mel é o produto mais conhecido e mais utilizado que vem da colmeia. O sabor doce e a textura são muito apreciados, sendo que o mel tem também vários benefícios para a saúde: pode, por exemplo, ajudar a aliviar as dores de garganta.

 

Geleia real – É o nome dado à substância que as abelhas operárias produzem para alimentar a abelha rainha - cada colmeia tem várias abelhas operárias e apenas uma abelha rainha. Com uma consistência algo pastosa e um sabor ácido, a geleia real é considerada um super alimento, já que tem, de maneira muito concentrada, água, açúcar, proteína, gordura e muitas vitaminas.

Própolis - Substância naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores, sendo que a própolis possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos. É também um anti-inflamatório e ajuda a tratar da pele.