Sabias que a árvore mais antiga de Portugal tem 3 350 anos? Encontra-se na zona de Abrantes e tem o nome de Oliveira do Mouchão, embora alguns a tratem por Oliveira Velha.
O tronco tem mais de três metros de altura e, para o abraçar, são precisas pelo menos cinco pessoas, já que o perímetro à altura do peito tem mais de 6,5 metros! E, apesar da sua idade bastante avançada, continua ainda a produzir azeitonas. Uau!
Já viste, amigo da floresta, esta árvore já viu passar pelo território português povos diferentes, como os fenícios, celtiberos e romanos. Tantas histórias deve ela ter para contar…
Agora, perguntas tu: como é que se conhece a idade desta e de outras árvores? A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desenvolveu um método científico que permite fazer essa contabilidade. Um método criado pelos nossos investigadores!
Existem ainda mais duas árvores com idades milenares, que também são oliveiras. Se viveres perto destas zonas, podes ir visitá-las: uma situa-se em Santa Iria da Azóia e tem 2 850 anos e, a outra, fica em Monsaraz e conta com 2 450 anos. Já conhecias alguma destas árvores?