Olá, amiguinho!
Sabes aquele som misterioso, parecido com um “uhhh-uhhh”, que às vezes ouvimos durante a noite?
Não tenhas medo – não é nenhum monstro! É apenas a coruja-do-mato. O seu nome científico é Strix aluco, e é ela que faz aquele som de coruja tão conhecido, que ouvimos tantas vezes em filmes e desenhos animados!
Além de viver em Portugal, esta coruja também existe no resto da Europa, na Ásia e em África. Gosta de viver e voar em jardins urbanos, matas e florestas.
A coruja-do-mato tem muito apetite! Alimenta-se de pequenos roedores, aves, répteis, anfíbios e, sobretudo, de escaravelhos. Tem ainda uma visão incrível, consegue ver coisas a grandes distâncias, e, por isso, é uma excelente caçadora!
Quando chega a altura de ser mamã, a coruja põe dois a quatro ovos e guarda-os muito bem no ninho. É uma mãe muito protetora e não deixa que nada de mal aconteça às suas crias. Portanto, se um dia vires uma pequena corujinha caída no chão do bosque ou da floresta, não te aproximes nem lhe toques! A mãe deve estar mesmo ali por perto, de olho bem aberto, pronta a defender o seu bebé com unhas e bico! Ah, ah, ah!
As corujas são animais cheios de mistério e sabedoria. Ao longo do tempo, passaram a representar o conhecimento, a curiosidade e o poder da mente. É por causa disso que, em muitas livrarias, bibliotecas e lojas de presentes, encontras figurinhas de corujas com livros nas asas ou até com um chapéu de finalista de universidade. Elas parecem dizer: “Aprender é uma verdadeira aventura!”
Aproveita este outono para passear pelos jardins da tua vila ou cidade e põe os ouvidos à escuta, quem sabe se não haverá uma coruja-do-mato por perto?
Até breve!
