Olá, amiguinho!
Hoje precisamos de falar muito, muito baixinho um com o outro! É inverno, e há pouco encontrei a formiga Francisca, que me contou que a maioria dos insetos está a fazer uma bela soneca!
Mas há algo ainda mais curioso: eu que pensava que estavam de férias, mas afinal muitas espécies, como as formigas, deixam de procurar alimento, e continuam a organizar-se e a preparar-se para quando chegar o calor.
As joaninhas, por exemplo, entram em “diapausa”. Sabes o que isso significa? É quando o corpo abranda, o coração bate mais devagar e há o mínimo de movimento possível, tudo para poupar energia.
Já algumas borboletas, por outro lado, esperam pelo tempo quente na forma de crisálida, dentro de um casulo. E as borboletas-monarcas fazem algo ainda mais espetacular: migram para zonas mais quentes!
As abelhas, como a abelha Maria, mantêm a colmeia quente batendo as asas para gerar calor.
Fico tão fascinado com estes truques e modos de sobrevivência que até fico com a cabeça à roda! Acho que também estou a precisar de uma sesta... talvez ver um filme, enrolado numa manta e com um chocolate quente.
