A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

O perfume de Natal
O perfume de Natal

Sabias que, dos cinco sentidos, o meu favorito é o olfato? É muito importante para o meu trabalho e, sem ele, não teria tanto carinho nem prazer pelo que faço. 

A natureza é a verdadeira perfumaria da terra e também dos nossos sentidos! Através dos diferentes cheiros que liberta, conseguimos sentir tantas emoções diferentes. Há sempre aquele aroma misterioso de uma tarde de chuva que traz memórias bonitas e emocionantes de momentos felizes em família. 

Amiguinho, talvez esteja um pouco lamechas, mas como não estar, quando a natureza é tão bela e funciona de uma forma tão interessante? 

Nos últimos tempos, tenho lido um pouco sobre a origem destes cheiros e descobri que o segredo está nos pinheiros e nos eucaliptos. Estas árvores libertam óleos e resinas com moléculas aromáticas muito intensas, que formam uma espécie de manto protetor contra o frio, os insetos e outras situações de stress. 

São precisamente estas moléculas que ajudam as folhas a manterem-se saudáveis e que cicatrizam as feridas dos troncos. Quando o vento sopra, estes aromas maravilhosos, que nos fazem lembrar o Natal, espalham-se por todo o lado até chegarem aos nossos narizes. 

Os pinheiros naturais que levamos para casa libertam um cheiro muito bom exatamente porque, ao serem cortados, produzem essas resinas que perfumam o ar.

E sabias que essas mesmas resinas também fazem bem à saúde? É por isso que existem rebuçados, chás e até banhos com ramos de eucalipto. Todos ajudam a que o ar passe melhor pelos teus pulmões quando estás constipado, por exemplo.

Agora que já sabes de onde vem o perfume de Natal, resta-me desejar-te umas Festas muito felizes, cheias de alegria, prendinhas e aromas da natureza!