A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

A Floresta Portuguesa e a sua diversidade
A Floresta Portuguesa e a sua diversidade

Sabias que as florestas portuguesas são ricas em biodiversidade?

Portugal situa-se numa região mediterrânica com muitos recursos naturais: temperaturas amenas, invernos chuvosos e verões quentes que fazem com que as várias espécies florestais tenham as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Conhece algumas delas:

  • Sobreiro – Pode viver até aos 250-300 anos, é conhecido por ser a árvore que produz a cortiça. É uma espécie protegida há pelo menos 15 séculos, tendo desenvolvido características que lhe permitem sobreviver às altas temperaturas e escassez de água típicas do verão no clima mediterrânico.

  • Castanheiro – Durante muitos anos, a castanha, o fruto desta árvore, foi a base da alimentação, antes da chegada da batata e, por isso, é considerada a “árvore-do-pão” nas regiões mais a norte do rio Tejo. Esta árvore de folha caduca consegue crescer até aos 35 metros de altura e pode viver mais de mil anos.

  • Eucalipto – A espécie mais comum em Portugal é oEucalyptus globulus e é de onde vem a madeira utilizada para produzir pasta de papel de qualidade. Além disso, pode ser usado em aromoterapia, em remédios para a tosse, ambientadores e, até, infusões. Na investigação científica, estuda-se o potencial impacto do eucalipto em doenças degenerativas, como o Alzheimer.
  • Criptoméria – Talvez nunca tenhas ouvido falar desta árvore, mas tem grande destaque nos Açores. É de origem japonesa e a sua madeira é muito importante para a economia da região. A sua versatilidade e qualidade oferecem várias utilizações, que vão desde o mobiliário, embalagens de madeira, contraplacados, revestimentos e elementos de construção, inclusive de habitações.

Para além destas quatro espécies, que encontramos no nosso país, há muitas mais que fazem das florestas portuguesas um verdadeiro tesouro. Concordas?