A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

A vida selvagem na floresta
A vida selvagem na floresta

Olá amigo da floresta!

 

Começamos o mês de março com um artigo dedicado ao Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado todos os anos no dia 3 de março. Esta data lembra-nos como é importante preservar as espécies selvagens, muitas delas a viverem nas florestas – onde podemos encontrar mais de 80% da biodiversidade terrestre.

 

Segundo o WWF – World Wide Fund for Nature, mais de 12% da floresta mundial está classificada como área de conservação. Enquanto as árvores dependem de algumas espécies de animais para a polinização e dispersão de sementes, outras espécies de animais protegem as florestas comendo insetos que podem danificar as árvores e as plantas.

 

Quanto à conversação de espécies selvagens, felizmente há boas notícias avançadas pela “Rewilding Europe” - uma organização sem fins lucrativos que luta por uma Europa mais selvagem.

 

Após terem estudado várias espécies durante algum tempo, chegaram à conclusão de que as populações de algumas espécies selvagens nas florestas europeias aumentaram nos últimos 40 a 50 anos. É o caso dos castores, bisontes, linces, lobos, águias e outras aves. Aqui está uma prova de que as ações de conservação e proteção de habitats e de espécies ameaçadas, estão a resultar.

 

Em Portugal, por exemplo, a população do grifo aumentou bastante e tem hoje um estatuto de conservação “Pouco Preocupante”, embora já tivesse sido considerado “Quase Ameaçado” no início dos anos 2000. Com quase 3 metros de envergadura, é uma das aves mais observadas no nosso país e tem sido avistada em várias propriedades geridas pela The Navigator Company.

 

SABIAS QUE...

 

Em 2024, o tema do Dia Mundial da Vida Selvagem é “Ligar Pessoas e Planeta: Explorar a Inovação Digital na Conservação da Vida Selvagem” e serve para mostrar como a tecnologia digital pode ajudar na conservação de espécies selvagens.