Olá, amiguinhos do ambiente!
Hoje vamos falar um bocadinho sobre o nascimento e o crescimento das plantas.
Para que nasçam novas plantinhas, as plantas mais velhas precisam de criar sementes. Como são tímidas, às vezes, necessitam de um “empurrãozinho”, é aí que entram em cena o vento, a água e alguns animais, como por exemplo as abelhas. A esta ajuda, chamamos polinização!
Quando estão em contacto com o solo, as sementinhas precisam de água e da luz do sol para germinar, ou seja, para que a planta cresça.
Mas sabias que algumas plantas não precisam de gerar sementes para ter filhotes?
Pois é amiguinho, há espécies que conseguem criar novas plantinhas através de certas partes do seu corpo, como o caule ou folhas, que ao cair no solo vão formando raízes e depois dão origem a plantas iguais à sua mãe.
Com o passar do tempo, nascidas através de sementes ou de partes do corpo, as plantinhas vão crescendo até que se dá o aparecimento da sua primeira folha. Este é um momento importante para a plantinha, a partir de agora vai poder começar a fazer fotossíntese. É através da fotossíntese que consegue arranjar comida para se alimentar e crescer!
Como vês, há muito a descobrir sobre as plantinhas. A nós, cabe-nos a tarefa de proteger as florestas para que elas possam nascer e crescer saudáveis e seguras!