Durante um passeio pela floresta, a Nádia, o Vasco e o tio Tomé encontraram o guarda-florestal Gustavo a meio do seu dia de trabalho. Agora que o calor aperta, os dias são bem mais atarefados para quem cuida da natureza por profissão e dedicação.
Curiosos como sempre, os dois amigos decidiram perguntar ao guarda-florestal Gustavo o que fazia durante todo o dia. Bem-disposto e divertido, o guarda-florestal começou por explicar que, para além de se levantar muito cedo e tomar um pequeno almoço reforçado para ganhar energia, faz muito mais do que as pessoas imaginam!
Nós, os guardas-florestais não somos apenas responsáveis por vigiar as florestas. Além de cuidarmos da fauna e da flora, também monitorizamos as visitas à floresta e realizamos pesquisa sobre a biodiversidade! Às vezes, gostamos de dedicar-nos à ciência, colecionando amostras de plantas ou elementos animais que permitam analisar as várias espécies locais.
Nesta altura do ano, a nossa principal função é a prevenção dos incêndios, sendo uma das principais tarefas verificar as áreas onde as pessoas fazem piqueniques e acampam. É preciso assegurar que não há fogueiras acesas e explicar aos visitantes a importância de terem cuidado ao fazerem fogo.
Satisfeitos com as respostas, Nádia e Vasco, despediram-se do guarda-florestal Gustavo e continuaram o seu passeio com o tio Tomé. Contudo, depois de tudo o que aprenderam, decidiram deixar-te alguns dos conselhos mais importantes que ouviram. Por isso, presta atenção:
- Se estás a pensar em dar um passeio na floresta, ou fazer um piquenique, consulta primeiro o risco de incêndio para o dia no site do IPMA. Se for seguro, avança;
- Opta por levar refeições já cozinhadas, snacks e comida que possas comer fria;
- Se os teus pais estiverem a pensar em fazer churrascos, avisa que só nas áreas escolhidas para o efeito;
- Depois dos adultos usarem lume, pede para confirmarem que fica bem apagado;
- Não deixes lixo no chão, especialmente vidros, que refletem o sol;
- Relembra os teus pais para estacionarem o carro nas zonas reservadas para o efeito. Caso não existam, diz-lhes para não deixarem a viatura a tapar caminhos de acesso aos bombeiros;
- Se por acaso vires fumo ou fogo, alerta os adultos e pede para ligarem de imediato para o 112.
Com todos estes cuidados, a tua ajuda e a dedicação de todos os guardas-florestais, tenho a certeza de que as florestas vão ficar em segurança este verão!