Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Conhece alguns mamíferos de Portugal e Moçambique.
Conhece alguns mamíferos de Portugal e Moçambique.

São muitos os mamíferos que habitam nas nossas florestas. Talvez já te tenhas cruzado com alguns deles nos teus passeios. Embora nem sempre sejam fáceis de encontrar, há um local onde podes descobrir a maior amostra de fauna selvagem de Portugal: o Parque Biológico da Serra da Lousã! E há alguns destes animais que gostávamos que conhecesses.

 

Esquilo vermelho: O esquilo vermelho é uma espécie autóctone de Portugal. Neste momento, as populações deste animal estão a aumentar, em grande parte devido à plantação de pinhal e programas ecológicos. Apesar de terem vermelho no nome, a cor destes esquilos varia dos tons acastanhados ao preto.

 

Gamo: São mamíferos muito adaptáveis e conseguem sobreviver em muitos habitats, incluindo florestas, matos, pradarias, pastagens e plantações artificiais. O gamo é um animal que muda de cor de acordo com a estação do ano: no verão, tem pelo castanho-avermelhado com manchas brancas e ventre branco. No inverno, as tonalidades são mais escuras e com menos manchas.

 

Javali:  Parece um porquinho, mas a sua boca tem dentes grandes e afiados que se projetam para fora. Os javalis conseguem saltar obstáculos até 1,5m de altura. Hoje em dia, podemos encontrá-los um pouco por todo o país.

 

Mas os mamíferos estão espalhados por florestas do mundo inteiro, não habitam só em Portugal. Há um país que talvez conheças onde vivem muito animais curiosos - Moçambique! O seu clima é quentinho durante todo o ano. Este país situa-se na costa sudoeste de África e é banhado pelo Oceano Índico. É separado pelo rio Zambeze. A sul do rio podemos encontrar planícies e algumas montanhas. Já a norte o terreno é mais montanhoso e com alguns planaltos. Estes são alguns dos animais que lá podes encontrar.

 

Hiena-malhada: Tem este nome porque o seu corpo tem muitos pontinhos negros. Estas são as maiores de todas as hienas. Não sei se sabias, mas podes perceber a idade de uma destas hienas olhando para os seus dentes.

 

Hipopótamo-comum: Este animal é conhecido pelo seu enorme torso e pela sua boca, que fica muito grande quando aberta. É o terceiro maior animal terrestre do nosso planeta em termos de peso.

 

Chita: É um animal da família dos felídeos. O seu pelo é amarelado, com pontinhos negros arredondados. É muito famosa pela sua velocidade! As chitas encontram-se em grande parte do sul e leste de África, em países como Moçambique!

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar