Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Conhecimento Gera Conhecimento
Conhecimento Gera Conhecimento

Uma das coisas que me apaixona na minha profissão é que nós, os cientistas, somos todos colegas, e as descobertas de uns são a base das descobertas dos outros! A grande maioria das invenções e descobertas da história, levaram anos de incansáveis estudos e pesquisas. E muitas das vezes, quem chega à chamada “eureka”, não é o cientista que deu início às investigações, mas sim as gerações sábias que continuaram o seu trabalho até chegar a uma conclusão científica. Prova disso, é uma frase muito conhecida de Isaac Newton: “se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

As ideias de cada cientista, mesmo que não se transformem em nenhuma descoberta, são essenciais para o desenvolvimento e a evolução da ciência. Sem a partilha de conhecimento não teríamos conseguido nem metade das evoluções científicas que existem hoje em dia.

Vem comigo numa viagem do tempo para descobrir 3 grandes descobertas científicas que mudaram a história!

 

 

Evolução das Espécies

Charles Darwin, depois de muitos estudos e pesquisas, chegou a uma enorme conclusão que permitiu explicar a evolução das espécies. No seu livro “Sobre a origem das espécies”, publicado em 1859, este grande cientista afirmou que os animais evoluíram através de uma seleção da natureza, ou seja, permaneciam vivas, as espécies mais fortes e as que tinham a habilidade de se conseguir adaptar. Ainda hoje, vários cientistas procuram respostas com base nesta incrível descoberta.

 

Raio-X

Alguma vez caíste da bicicleta ou tiveste qualquer tipo de acidente? Quando este azar acontece, para os médicos terem a certeza que está tudo bem com o teu corpo, usam o raio-X. O alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o grande inventor do raio-X, apesar de outros cientistas terem estudado os seus efeitos antes e despois da descoberta. Este é mais um exemplo em que as pesquisas e a partilha de conhecimento foram muito importantes para outros cientistas chegarem a uma conclusão.

 

Telescópio

O telescópio, utensílio usado para observar as estrelas, já existia na altura em que o italiano Galileu Galilei nasceu. Mas então porque é que damos a descoberta deste utensílio a este cientista genial? Porque ele melhorou-o de tal forma, que foi possível provar que a Terra não era o centro do Terra e que girava em torno do sol, e não contrário. Contudo, todos os cientistas que antecederam Galileu foram muito importantes para chegar a esta afirmação.

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar