Olá, pequeno amigo!
Vou contar-te uma história bem bonita sobre um lugar especial cheio de natureza, vida selvagem e paisagens de cortar a respiração: o Parque Natural do Tejo Internacional!
Este parque faz hoje anos! Fica no interior do nosso país, entre o rio Tejo e a fronteira com Espanha. É uma casa gigante para muitos animais e plantas que precisam de um lugar calmo e bem cuidado para viver.
Já viste uma águia-imperial a voar bem alto no céu? Ou lontras a nadar nos rios? Pois é, no Parque Natural do Tejo Internacional, isso acontece mesmo!
Mas cuidar da floresta e da biodiversidade não é só trabalho dos guardas-florestais, como eu, e dos biólogos, é de todos nós! É por esta razão que a empresa The Navigator Company também anda a ajudar nesta missão, com um projeto muito importante chamado Zambujo Recover.
Este projeto tem como objetivo recuperar zonas com árvores que não são boas para a natureza e trocá-las por espécies autóctones, ou seja, árvores que são mesmo típicas daquela terra, como os sobreiros e os zambujeiros! Assim, os animais voltam a ter alimento e abrigo, e o solo fica mais saudável.
É como se estivéssemos a dar uma segunda oportunidade à floresta, para que ela cresça forte, bonita e com toda a sua biodiversidade recuperada!
Por isso, no dia de aniversário do Parque Natural do Tejo Internacional, o meu convite para ti é este: dá a mão à floresta! Planta uma árvore, ouve os sons da natureza, não deixes lixo no chão e, acima de tudo, respeita todos os seres vivos, dos mais pequeninos aos mais majestosos!