Olá, amiguinho!
Hoje venho falar-te sobre um tema muito curioso: o canto das cigarras!
Sabes o que são cigarras? São uns insetos que fazem um som muito especial, aquele “cri-cri-cri” que se ouve muitas vezes no campo ou nas florestas durante o verão. Muita gente pensa que, quando ouvimos as cigarras a cantar, é sinal de que vem aí calor. Mas será mesmo verdade?
Como já te contei antes, eu fui biólogo, um cientista que estuda os animais e as plantas, e posso dizer-te que isso é mais uma história antiga do que realidade. Na verdade, as cigarras cantam para encontrar uma namorada e formar família, e só o conseguem fazer quando está calor!
Por isso, sim, é verdade que elas cantam nos dias quentes, mas não porque estão a adivinhar que o calor vem aí. É porque já está calor e elas aproveitam para fazerem o seu concerto!
E agora vem a parte mais incrível: como é que elas fazem aquele barulho tão alto e estridente?
As cigarras não usam a boca para cantar, como nós. Elas têm, na barriga (que se chama abdómen), umas membranas muito fininhas e umas cavidades que funcionam como um tambor. Quando os músculos dessa zona se contraem e esticam, como se estivessem a fazer exercício, essas membranas começam a vibrar. E é essa vibração que faz o som!
Vibram tão depressa que o barulho sai forte e contínuo. E como o corpo delas funciona como uma caixinha de som (um bocadinho como a barriga de uma guitarra), o som espalha-se bem longe! É por isso que conseguimos ouvi-las tão alto, mesmo sendo tão pequenas.
Mas atenção: esta “ginástica do som” só funciona quando está calor. Se estiver frio, especialmente abaixo dos 22 graus, os músculos das cigarras ficam mais lentos e deixam de conseguir cantar. Por isso, é que só as ouvimos no verão!
Então, pequeno explorador, da próxima vez que ouvires uma cigarra a fazer “cri-cri-cri”, já sabes que está só a aproveitar o calor que já chegou para cantar e procurar companhia!
Até à próxima aventura na floresta!