A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Dia Mundial do Habitat
Dia Mundial do Habitat

Olá, Amigo da Floresta!

Se ainda não ouviste falar do Dia Mundial do Habitat, então fica a saber que todos os anos costuma ser celebrado um pouco por todo o mundo na primeira segunda-feira de outubro.

Criado pelas Nações Unidas, foi em 1986 que se comemorou pela primeira vez no Quénia, com muitas iniciativas por toda a cidade de Nairobi. Já em 2023 vai acontecer no Azerbaijão, que fica a mais de 5.000 km de Portugal. É mesmo muito longe daqui!

Mas, afinal, qual é o objetivo deste dia? A ideia principal é lembrar ao mundo que cada um de nós tem o poder e a responsabilidade de melhorar o futuro das cidades, vilas e aldeias onde habitamos, preservando o ambiente através de medidas sustentáveis.

E porque te falamos disto? Por acreditarmos que uma dessas medidas é a plantação de florestas urbanas.

 

Qual o papel das árvores nas áreas urbanas? 

- Melhorar a qualidade do ar através da absorção do dióxido de carbono;

- Reduzir o ruído e a poluição das cidades;

- Ajudar a controlar a temperatura dos edifícios e das próprias cidades;

- Promover um estilo de vida saudável, proporcionando áreas para atividade física e ajudando a diminuir o stress da vida urbana através do contacto com a natureza;

- Contribuir para a conservação e o aumento da biodiversidade urbana, proporcionando habitats seguros para as espécies de plantas e animais que fazem das cidades a sua casa.

 

À semelhança das florestas plantadas fora da cidade, como as que a The Navigator Company tem nas propriedades que gere, as florestas urbanas cumprem um papel muito importante na conservação do ambiente, tornando as cidades em lugares mais saudáveis, onde todos gostamos de viver e crescer.