A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Erva-Pinheiro-Orvalhada
Erva-Pinheiro-Orvalhada

Pequeno explorador,

Já ouviste falar de plantas que comem insetos? Parece estranho, mas elas existem e até podemos encontrá-las em Portugal! Normalmente, pensamos que as plantas só “comem” nutrientes do solo, mas algumas, como a erva-pinheiro-orvalhada, também gostam de se alimentar de insetos.

O que será que está no “menu” desta planta especial? Mosquitos, formigas, aranhas e até pequenas borboletas! Mas não te preocupes, se tocares nela, não vais ficar preso nem te vai morder! Ah, AH, AH,

A erva-pinheiro-orvalhada tem uma cobertura de cutículas pegajosas nas suas folhas que tem um cheiro doce, como mel, para atrair os insetos. Quando um inseto pousa lá, fica preso, e a planta começa a digeri-lo. Este processo de “comer” pode demorar de um a oito dias e é assim que a planta obtém os nutrientes de que precisa.

Naturalmente pode ser vista em Portugal, Espanha e no Norte de Marrocos, mas, é em Portugal que existe de uma forma mais abundante, por todo o território nacional.

Vive em ambientes agrestes, locais arenosos e secos e consegue sobreviver graças ao seu jeito especial de se alimentar e às suas longas raízes. No entanto, é muito sensível. Se as suas raízes forem danificadas, a planta pode morrer.

Sabias que existem cerca de 600 tipos de plantas carnívoras em todo mundo? Estão divididas em 14 grupos diferentes. Em Portugal, a erva-pinheiro-orvalhada é uma das oito espécies de plantas carnívoras que crescem naturalmente por aqui.

Agora que já conheces mais sobre esta planta, na próxima vez que estiveres na natureza, fica atento e, quem sabe, poderás encontrar esta espécie incrível!