A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Ler é tão bom!
Ler é tão bom!

Olá, amiguinho da floresta! Antes de continuares a ler o que te vou contar hoje proponho que vás buscar o teu livro preferido, escrito por um autor ou autora portuguesa. Vai, sim! Eu espero até tu voltares. Escolhe o que mais gostas, demora o tempo que precisares!

 

Ora bem: agora que tens nas tuas mãos um objeto realmente mágico, vamos falar sobre ele? Um livro é uma coisa maravilhosa porque te leva a conhecer novos amigos e os sítios onde eles moram, a encontrar os amigos desses amigos e as histórias que todos têm para te contar. Tudo isto sem que saias do teu lugar: seja da tua sala de aulas, do teu sítio preferido do sofá ou da tua cama quentinha. Diz-me lá: ler é ou não é uma das melhores coisas do mundo?

 

Mas um livro não é especial apenas por conter nas suas páginas uma viagem: é ainda mais especial porque ler em papel traz outros benefícios que ler através de um ecrã não traz. Por exemplo:

 

  • Ler em papel permite-nos voltar rapidamente atrás na história para reler uma passagem de que gostámos muito, ajudando-nos a perceber melhor o que lemos. Por isso, os manuais escolares impressos ajudam a aprender e compreender melhor as matérias;

 

  • Ler um livro é também dar aos nossos olhos um descanso dos ecrãs, seja da televisão ou do telemóvel, para nos focarmos só na história que nos aguarda em cada folha, aumentando o nosso vocabulário e até a forma como nos expressamos;

 

  • Além disso, podemos ver um livro, cheirar um livro e sentir a textura das suas folhas nas nossas mãos, o que nos traz muita felicidade!

 

  • E mais ainda: um livro não precisa de pilha nem de bateria, está sempre ligado: basta folhear!

 

Hoje é Dia do Livro Português e por isso nada mais natural do que agradecermos aos autores que nos levam pelas mais encantadoras histórias! Ah, estou muito curiosa por saber qual é esse livro que tens na mão. Contas-me qual é nas nossas redes sociais, Facebook ou Instagram? Até já!