A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

A abetarda
A abetarda

Olá, amiguinho!

Vamos falar baixinho? Sabes, é que aqui em cima está uma linda abetarda, uma ave muito difícil de ver no nosso país.

A abetarda (Otis tarda) é uma das aves voadoras mais pesadas do mundo, podendo alguns machos chegar a ter mais de quinze quilos, até um metro de comprimento e, quando abre as suas asas, até dois metros e meio de envergadura. E se não a reconheceres pelo tamanho, vais reconhecê-la pela sua velocidade, já que pode correr até 48 quilómetros por hora.

Para morar, a abetarda prefere as planícies a não perder de vista e, como come de tudo (é omnívora), a alimentação disponível também deve ser variada – ervas, folhas e frutos, mas também sementes e uns quantos insetos.

Em Portugal, podes observá-la na Beira Interior e no estuário do Tejo, mas sobretudo no Alentejo, na região de Castro Verde. É aí que se fazem os censos desta espécie, ou seja, a contagem de quantas abetardas existem naquela região, para percebermos se a população aumentou. Foi em 2021 que se fez a última contagem e por lá viviam 750 aves, menos do que em anos anteriores. É por isso que está classificada como Espécie em Perigo no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

 

SABIAS QUE...

Uma forma de distinguir uma abetarda macho de uma fêmea são... os “bigodes”! Crescem na primavera e parecem espigas de trigo.

Na primavera, os machos atraem as suas futuras namoradas de uma forma especial: fazem poses vistosas para mostrar bem as plumas brancas da cauda e as acastanhadas do corpo.

Se por cá se encontram 750 na zona de Castro Verde, a nível mundial estima-se que a população ronde as 40 mil aves em países como a Alemanha, Turquia, Áustria, Polónia, Hungria, Bulgária, Marrocos, Ásia Menor, a Rússia, a China e a Mongólia.