Bom dia, bom dia! Bom dia a todos!
Nádia, Vasco, amiguinhos da floresta, ainda bem que já chegaram: hoje trago-vos um tema que tenho a certeza de que vão gostar. Sabiam que há vários tipos de floresta no mundo e que cada floresta tem uma função diferente?
Mas vamos começar pelo início: o guarda florestal Gustavo já vos deve ter explicado que estas florestas cobrem 31% da área global terrestre. A missão de cada uma destas florestas não é apenas libertar oxigénio e regular o clima, não, não! Então vamos lá:
Floresta de proteção
Para proteger o solo da erosão – ou seja, para fixar a terra –, estas florestas de proteção existem ao lado dos rios, riachos e ribeiros e ajudam a reter as cheias ou derrocadas, além de filtrarem o ar. Também fixam as dunas, ajudam a prevenir os incêndios e tudo isto enquanto sequestram o dióxido de carbono da atmosfera!
Floresta de conservação
A principal função desta floresta é a de preservar as espécies protegidas, tanto animais como plantas, os habitats que lá existem e também os geomonumentos – estes são os monumentos criados pela natureza, como é o caso das pegadas de dinossauros, que podem ser encontradas em muitos lugares do nosso país – mas este é um tema para um outro dia! No fundo, as florestas de conservação protegem a nossa biodiversidade!
Floresta de suporte
É uma floresta muito importante para outras atividades como a pastorícia (de onde vem o leite e a lã, por exemplo), mas também para a apicultura – para que as amigas da abelha Maria nos consigam oferecer o seu delicioso mel!
Floresta de recreio
Esta floresta é talvez onde passas a maior parte do teu tempo na natureza! É onde encontras áreas para as tuas brincadeiras, para descansar e observar a beleza das árvores e plantas, para os teus piqueniques e aventuras!
Floresta de produção ou plantada
Por fim, temos a tão importante floresta de produção, de onde vem a madeira para construir tantas coisas importantes como os brinquedos ou instrumentos musicais, mas ainda de onde vem a cortiça, os cogumelos, as plantas aromáticas e as resinas.
Agora digam lá ao tio Tomé: vão ou não vão lembrar-se dos cinco tipos de floresta diferentes e das funções de cada um?