Amiguinho, sê bem-vindo à floresta, um lugar onde os animais vivem e brincam todos os dias! Hoje, vamos descobrir os hábitos de alguns dos nossos amigos da floresta: o morcego, o lobo e a coruja.
Os morcegos são criaturas noturnas muito especiais. Sabias que eles dormem de cabeça para baixo? Sim, é verdade! Eles penduram-se nos ramos das árvores ou em cavernas e adormecem de pernas para o ar! Parece estranho, não é? Mas, para os morcegos, é a forma perfeita de descansar depois de uma caça aos insetos.
Agora, vamos falar sobre o lobo! Os lobos são animais muito sociais, vivem em alcateias e adoram passar tempo com a sua “família”. Mas sabias que eles também gostam de comunicar através de uivos? Uivam para chamar os seus amigos ou para marcar o território. E sabias que foram domesticados pelo Homem há mais de 10 mil anos, dando origem a algumas espécies de cães domésticos que, hoje, vivem connosco?
Já a coruja, a sábia guardiã da noite, tem um hábito muito engraçado: ela consegue rodar a cabeça até 270 graus! Não tentes fazer o mesmo, amiguinho! Elas conseguem olhar para trás sem mexer o corpo, o que as torna verdadeiras mestres da observação noturna. Por isso, conseguem caçar só com a luz da lua. Para além disso, são territoriais, tornando-se bastante agressivas sempre que sentem que as crias estão em perigo.
Agora que descobriste mais sobre estes amigos tão especiais, esperamos que queiras saber ainda mais sobre o que a floresta nos dá na última edição da Dá a Mão à Floresta (link revista).
Até já!