Olá, amiguinhos!
Já repararam que algumas árvores perdem o tom verde das suas folhas em julho e agosto, meses de pleno verão? Isto acontece, agora, com mais frequência devido às alterações climáticas e aos verões cada vez mais quentes!
Mas o que faz o calor em excesso às árvores? O mesmo que a ti, amiguinho da floresta! Quando estás muito tempo ao sol sem beberes água, ficas com sede, certo? Pois bem, com as árvores é igual. Quando ficam com sede, entram em stress hídrico e começam a poupar água. Isso faz com que as suas folhas sequem, ganhem um tom mais alaranjado, amarelado ou acastanhado e caiam antes de tempo, como se estivessem no outono.
Esta perda de cor verde no verão é um sinal de que as árvores estão doentes, com falta de energia, podendo até secar e morrer. Por isso, é importante proteger o meio ambiente e a floresta, ajudando a diminuir os efeitos das alterações climáticas.
Além de nos darem o ar puro que respiramos e a sombra que nos refresca, as árvores são a casa de muitos animais, como passarinhos e os esquilos. Elas ajudam a proteger o solo, porque as suas grandes raízes seguram a terra e evitam que esta seja levada pela chuva.
Como vês, todos ganhamos ao proteger a floresta e a sua biodiversidade. E tu, podes sempre fazer a tua parte!