Hoje vamos conhecer um animal muito especial: o sacarrabos, também conhecido como o rato dos faraós! É muito esperto e adora caçar roedores, lagartos e até aves. Vive em Portugal, de norte a sul do país, e gosta de morar em bosques e florestas, como as geridas pela The Navigator Company, empresa responsável pelo projeto Dá a Mão à Floresta. O sacarrabos é um animal tão popular que pode ser visto em mais de 75 propriedades da empresa, inclusivamente na Herdade do Zambujo.
No Antigo Egipto, era muito apreciado pelos faraós, porque ajudava a controlar e a eliminar animais indesejados, como ratos e cobras, protegendo as colheitas e os alimentos armazenados.
O sacarrabos gosta de caçar a espécie mais abundante no local onde vive, sendo que além dos animais de que já te falei e de coelhos, pode também alimentar-se de répteis, ovos e cogumelos, entre outros. Por outro lado, rapidamente passa de caçador a presa quando encontra animais maiores que ele, como por exemplo o lobo, o lince-ibérico e as aves de rapina. No entanto, como é um excelente corredor e saltador, consegue escapar rapidamente daqueles que lhe querem fazer mal.
Estranho para algumas pessoas, por não ser um animal muito conhecido, marca a diferença por apresentar caraterísticas diferentes de outros animais de tamanho idêntico. O focinho é afunilado e o nariz, escuro e sem pelos. Quanto à cor, pode variar entre castanho-claro e escuro com uma espécie de círculos em tons pretos. Em termos de tamanho, o corpo pode atingir até um metro de comprimento e a cauda entre 33 e 45 centímetros.
E sabes porque tem um nome tão engraçado? O nome vem do seu comportamento: uma mãe sacarrabos, quando passeia com os seus filhotes, anda normalmente em fila indiana com as crias a tocar com o focinho na cauda do elemento que está à sua frente, daí o curioso nome sacarrabos. Mas também pode ser conhecido como rato-do-egipto, manguço ou escalavardo.
Embora selvagem, o sacarrabos continua a ser “domesticado” por alguns povos, essencialmente no Norte de África. Lá, os agricultores usam o instinto natural de caçador deste pequeno carnívoro para proteger, sobretudo, plantações agrícolas, fazendo do sacarrabos o seu melhor amigo.
Agora que já conheces um pouco mais sobre este mamífero, não tens curiosidade em descobrir mais sobre os outros animais que vivem na floresta? Então, está atento às nossas próximas aventuras!